Arte de Família

Harmonizações

Presunto: Combinações: Antepasto, massas, saladas, pratos principais, frutas e ingredientes de lanches

Fiocco: Combinações: Saborear como carpaccio, com legumes, saladas e queijos

Montanaro: Combinações: Pães.

Milano: Combinações: Tomate cereja, molho de mostarda, ricota e queijos

Napoli: Combinações: Pães, queijos e massas.

Spianata: Combinações: Massas de pizza e sanduiches

Saúde e Bem-estar

O conceito de alimento saudável é imensamente variável, dado as exigências nutricionais e estado de saúde de cada pessoa. O que torna, portanto mais relevante ler sobre um assunto, é de fato o seu interesse em uma determinada área e ação alimentar.

Se seu objetivo é comer menos e comer melhor, a Villani foi feita para você.

Nossos produtos são premiuns, utilizamos apenas ingredientes e aromas naturais, sem substâncias cancerígenas.

Nossa produção é lenta e de qualidade, como deve ser, seguindo a tradição.

Somos livres de glutamato, glúten e derivados do leite*.

Utilizamos a gordura animal, considerada a “gordura boa”, 60% das gorduras curadas são insaturadas (40% monoinsaturadas, o mesmo que o azeite extra-virgem).

**Produzimos com baixíssimo teor de carboidratos, com níveis de açúcar menor que 0%.

Prezamos o bem-estar, a saúde, a boa alimentação, o exercício físico, a harmonia e o prazer, com um objetivo, qualidade de vida!

Nós não oferecemos um produto pré-embalado de escala industrial para vendas de autoatendimento, mas sim uma bandeja com peças recém cortadas e frescas, como se tivesse uma delicatessen em sua casa.

Museu

MUSA ou Museu da Salumeria, é o primeiro museu neste segmento na Itália, situado em Castelnuovo Rangone (MO), um dos mais importantes distritos alimentares europeus.

Localizado na sede histórica de Villani Salumi, o MuSa, Museu da Salumeria, é proposto como um espaço para comunicação, formação e divulgação da arte da salumeria (ou charcutaria), tanto nacional como internacionalmente.

Em suas salas, o visitante é guiado por um percurso multisensorial e tecnológico para a descoberta da história, técnica e paixão de homens e mulheres que deram vida a uma herança gastronômica apreciada em todo o mundo.

Visite o site oficial: www.museodellasalumeria.it

Curiosidades

O CORTE PERFEITO

Cortar não é apenas uma prática necessária, mas um "ato" gastronômico, em suma, uma verdadeira arte.

De fato, a antiga figura do escultor, ou aquele que tinha a tarefa de cortar a carne nos antigos banquetes nobres, detinham um papel de prestígio.

Cortar corretamente um salame serve para melhorar as características organolépticas, mas também garantir uma perfeita apresentação: uma fatia muito grande e irregular ou muito fina, que tende a "despedaçar", é desagradável e quanto mais nobre, mais "criminoso" é essa falha.

As ferramentas de corte também devem ser levadas em consideração, pois o melhor corte é feito com mão experiente e conhecedora, que tenha habilidade para apoiar a lâmina sobre a peça com uma pressão firme e delicada.

Para o corte de alguns produtos especiais e de longa maturação, a faca ainda é uma obrigação.

Em geral, para o corte dos salames é utilizado a fatiadora, uma obra-prima tecnológica inventada em 1862 pelo mecânico bolonhês Luigi Giusti, no qual anos mais tarde Berkel comprou a patente.

A MATURAÇÃO

A maturação é o trabalho hábil artesanal e varia de acordo com os produtos podendo ter de 2 meses a 2 anos.

Através deste processo, os cortes inteiros de salames e presuntos são transformados em um produto acabado pronto para consumo. Durante a maturação, ainda muito artesanal, o controle de umidade e temperatura são rigorosos, garantindo o sabor e fragrância dos produtos, que são enfatizados com sal, especiarias e aromas naturais.

PAINEL SENSORIAL

Nossos estímulos sensoriais passam por cinco sentidos: Paladar, olfato, tato, audição e visão. Contudo, o paladar é um dos mais prazerosos, nos permitindo através de um simples toque na língua, inúmeras percepções, podendo até mesmo viajar no tempo ao sentir um sabor da infância, da cidade natal ou algo que nos remeta ao aconchego da família.

Tendo em vista que o gosto alimentar muda com o passar dos anos, os artesãos contam com um laboratório de pesquisa para entender como produzir produto mais apreciados e através disso, trazer inovações, receitas e combinações especiais.

Este grupo é também responsável pela análise sensorial a cada produto produzido, garantindo assim uma constante qualidade e padronização.